Mais do que atributos estéticos e funcionais. A Horologia é o estudo ou a ciência e arte relacionada aos instrumentos de medição de tempo. A partir desta leitura você terá a percepção e a apreciação aumentadas na hora de escolher seu relógio.
Este artigo tem o intuito disseminar o uso do relógio e a aplicação mais adequada para determinados estilos e ocasiões. Um guia básico de tudo que você sempre quis saber sobre como escolher e usar este acessório clássico.
Os diferentes mecanismos
O mecanismo de um relógio abrange não apenas o movimento dos ponteiros em torno de seu mostrador, mas a maneira como seus mecanismos internos produzem esse efeito. O mecanismo pode ser considerado o “coração” do relógio.
Para os relógios de pulso eles vem em três tipos: mecânico, automático e quartzo.
Mecânico
Um relógio mecânico tem um movimento movido por uma mola principal – um fio de metal enrolado – que é enrolado à mão. Assim que a mola principal é enrolada, ela se desenrola lenta e uniformemente, fazendo com que o ponteiro dos segundos se mova em um movimento suave e circular em torno do mostrador do relógio. Quanto mais longa for a mola principal, maior será a reserva de energia do relógio mecânico e mais tempo você poderá passar entre as bobinas.
Para muitos aficionados, os relógios de movimento mecânico representam o supra sumo dos relógios devido ao seu pedigree tradicional e ao trabalho complexo e à engenharia necessários para criá-los. Para esses entusiastas, possuir um relógio mecânico não é apenas uma questão cronológica, é uma maneira de expressar seu apreço pela história, refinamento e habilidade artesanal.
Diferencial:
Esqueça as baterias. Você nunca terá que ir a um joalheiro para substituir a bateria. Quando o relógio parar de funcionar, dê corda.
Movimento suave. O movimento suave do ponteiro dos segundos é mais agradável esteticamente do que o “tique-tique-taque” dos relógios de quartzo. Se isso for importante para você, escolha um relógio mecânico.
Características. A engenharia e o trabalho de um relógio mecânico são de tirar o fôlego. Dentro da caixa do relógio estão pequenas engrenagens e molas que funcionam juntas para dar a você o tempo. Claro, normalmente ninguém vê, mas isso faz parte do charme; um relojoeiro passou horas e horas aperfeiçoando um mecanismo que fica oculto aos olhos. Se você aprecia artesanato, considere adicionar um relógio de movimento mecânico à sua coleção.
Tátil. Para alguns, um dos atrativos de um relógio mecânico é que o proprietário deve dar corda à mão para mantê-lo funcionando. Há algo no ritual de dar corda ao relógio no final do dia que o conecta mais com o tempo. Também há algo a ser dito sobre ter que cuidar regularmente de um de seus bens para mantê-lo “vivo” e funcionando.
Automático
Os relógios automáticos são quase como os mecânicos – eles são movidos por uma mola principal e usam engrenagens complexas para mover os ponteiros do relógio – mas não exigem que o usuário dê corda à mão para mantê-lo funcionando. Em vez disso, seu movimento ao longo do dia dá corda na mola principal enquanto você usa o relógio. Daí o nome “movimento automático”.
O sistema autônomo funciona a partir de um pequeno peso dentro do relógio chamado “rotor” que se move conforme o seu pulso se move ao longo do dia. Ele é conectado à mola principal e a enrola conforme ela se move. Os relógios automáticos também têm um dispositivo de embreagem deslizante para evitar que o relógio seja enrolado demais enquanto você o usa.
Se você não estiver usando seu relógio automático, convém colocá-lo em um movimentador de relógio . É um pequeno dispositivo que move o relógio em um movimento circular enquanto ele é armazenado para que fique com corda. Isso é especialmente importante se o relógio tiver recursos como calendário ou exibição de data.
Rotor anelar do Piaget Altiplano | © Piaget
Diferencial:
Sem necessidade de bateria.
Não precisa dar corda à mão.
Movimento suave. Assim como os relógios mecânicos de corda manual, os relógios automáticos têm um movimento de mão agradável e suave.
Características. A mesma quantidade de engenharia e habilidade que são investidas em um relógio mecânico, estão presentes num automático.
Quartz (Quartzo)
Este é o modelo mais difundido e popularizado e existe uma razão para isso. Os relógios de quartzo são incrivelmente precisos e muito acessíveis.
Em vez de ser alimentado por uma mola principal enrolada, um movimento de quartzo usa eletricidade de uma pequena bateria. A bateria envia eletricidade através de um pequeno cristal de quartzo, que ao vibrar tem suas vibrações medidas por um circuito, que converte a vibração em um pulso, que move o ponteiro dos segundos do relógio. Como os relógios de quartzo usam pulsos elétricos para mover o ponteiro dos segundos, eles têm um movimento mais seco.
Como os movimentos de quartzo dependem de eletricidade e menos peças móveis, eles são muito mais precisos e podem suportar muito mais batidas do que relógios mecânicos ou automáticos. É por esta razão que a maioria dos relógios “esportivos” e “de campo” usam um movimento de quartzo.
Diferencial:
Hora exata. O quartzo é de longe o mais preciso de todos os movimentos. Nunca perderá ou adicionará segundos ao longo do dia.
Menos manutenção. Além de trocar a bateria a cada ano ou mais, você realizará pouquíssima manutenção.
Durável. Por terem poucas peças móveis, um relógio de quartzo pode sofrer impactos e mesmo assim continuar funcionando. Se você está com uma rotina mais dinâmica, fisicamente falando, considere um relógio de quartzo para uso diário.
Acessível. Variando entre marcas e estilos, eles quase sempre são mais baratos do que as variedades mecânicas e automáticas.
Desvantagem. A maior desvantagem dos relógios de quartzo é que eles não têm o charme, o caráter e o romance dos relógios mecânicos porque não têm a história, a habilidade técnica e a engenharia que esses relógios possuem.
Escolha o modelo
Deixando de lado os relógios funcionais, se tratando de relógios elegantes, existem basicamente cinco tipos: Dress, Field, Submariner, Aviator e Drive Watches.
Dress Watch
Tudor (Rolex) – Royal – Gold Dress Watch – 1960-1969
História: nasceu no início do século 20 para cavalheiros abastados que queriam começar a usar o relógio no pulso, em vez de no bolso. O modelo tem tudo a ver com simplicidade e sofisticação; é elegante, e por complementar visual.
Características:
Tamanho: Normalmente fino (para facilitar a colocação e retirada do punho de uma camisa social).
Caixa: pode ser circular, retangular ou quadrada. Variedades sofisticadas são normalmente feitas de metais preciosos como ouro ou prata.
Visor: o mostrador exibe índices de horas simples (os números ou símbolos de números no mostrador do relógio), como índices em estilo sabre (aquelas pequenas linhas), algarismos romanos ou pequenos algarismos arábicos.
Pulseira: Sempre couro. Embora algumas empresas ofereçam opções de pulseiras de couro e metal com seus relógios sociais, o couro é o caminho clássico a seguir.
Complicações: poucas a nenhuma. No máximo, uma exibição de data e / ou lua.
Quando usar: como o nome indica, você usa um relógio formal para ocasiões mais elegantes e formais, como um terno. Não combina bem com uma camiseta e jeans.
Field Watch
Seiko 6R35 automatic
História: O relógio de campo é descendente do “relógio de trincheira” da Primeira Guerra Mundial, que foi projetado para oficiais que precisavam coordenar ataques, dizer as horas à noite e usar um relógio de pulso que pudesse suportar os rigores da batalha, o tempo todo ainda com boa aparência. Os relógios de campo continuam a evidenciar uma vibração militar e são robustos, funcionais e elegantes, tudo ao mesmo tempo.
Características:
Tamanho: pequeno a médio.
Visor: Índices numéricos funcionais e fáceis de ler – normalmente um mostrador branco e numeração preta ou um mostrador preto com numeração branca. Os ponteiros dos relógios de campo geralmente iluminam para permitir verificações de tempo à noite.
Caixa: Normalmente de aço inoxidável ou às vezes de titânio. O modelo às vezes inclui um recurso chamado “segundos de corte”, onde você pode parar o ponteiro dos segundos puxando a coroa para fora; isso torna mais fácil definir o relógio para um sinal de referência ou sincronizá-lo com outro.
Pulseira: Tradicionalmente de couro ou lona, que proporciona leveza e não risca como o metal é períodos de guerra. Atualmente com outro cenário mundial, o metal foi bem aplicado ao modelo.
Complicações: normalmente nenhuma ou apenas data.
Quando usar: Bastante versáteis, podem ser usados com jeans e uma camiseta, um casaco esportivo, e até calças cáqui. Para os homens, especialmente os mais jovens, que não se vestem de terno com frequência, este modelo é provavelmente sua melhor aposta; seu estilo simples e robusto pode combinar melhor com sua personalidade e estilo de vida.
Dive Watch (Submariner)
Rolex Submariner
História: Depois do Field Watch, o Dive (mergulho) é provavelmente um dos tipos de relógio mais comuns que você vê os homens usando. E provavelmente temos que agradecer a James Bond por isso. Nos primeiros filmes de Bond, era um Rolex Submariner (é por isso que o relógio de mergulho às vezes é chamado de “submariner”).
Como o nome sugere, o relógio de mergulho foi projetado para pessoas que passam muito tempo na água ou perto dela. Seu principal argumento de venda é que eles são resistentes à água. A primeira referência de relógio de mergulho foi provavelmente o Rolex Oyster, lançado na década de 1930. Com a sua caixa hermeticamente fechada, foi um dos primeiros relógios impermeáveis do mercado.
Na década de 1950, René-Paul Jeanneret, membro do conselho da Rolex, queria um relógio que fosse útil quando ele fosse mergulhar (um hobby que ele ativamente perseguia), mas que ainda tivesse uma boa aparência como relógio do dia a dia. O Rolex Submariner nasceu e o padrão para relógios de mergulho em todos os lugares foi estabelecido. A maioria dos relógios de mergulho no mercado hoje segue o design do Submariner.
Este modelo é, antes de mais nada, resistente à água. O padrão para um relógio de mergulho é ser resistente à água até pelo menos 100m.
Por ser projetado para ser usado na água, tanto a caixa quanto a pulseira dos relógios de mergulho são feitas de metais resistentes à corrosão, como aço inoxidável ou titânio. (Existem os modelos de pulseira feitos de borracha e silicone. Eles simplesmente não têm uma aparência tão elegante.)
Características:
Tamanho: médio.
Visor: Numeração arábica em negrito, fácil de ler. Para proteger o mostrador do relógio enquanto está submerso, é usada safira ou vidro mineral endurecido.
Caixa: Uma característica do relógio de mergulho é a luneta unidirecional incluída na caixa – ela só gira no sentido anti-horário. A moldura giratória permite que o mergulhador saiba, com apenas uma olhada no relógio, há quanto tempo está debaixo d’água. Funciona assim: quando o mergulhador entra na água, ele gira o bisel para que o “0” se alinhe com o ponteiro dos minutos. Depois disso, o ponteiro dos minutos apontará para a marca na moldura que mostra há quanto tempo ele está na água.
Pulseira: Metal, e geralmente mais longa do que as pulseiras de outros relógios, pois foi originalmente projetada para caber em equipamentos de mergulho volumosos.
Complicações: Normalmente a data.
Quando usar: embora o relógio de mergulho tenha sido projetado para uso subaquático, sua caixa e pulseira totalmente de metal, tornam-no um relógio de pulso adequado para uso diário versátil. Você pode vesti-lo com roupas esportivas, roupas casuais, roupas casuais e roupas formais de negócios.
Aviator Watch (Aviador)
Cartier Santos
História: O Cartier Santos Dumont foi idealizado por Louis Cartier com uma missão inspiradora em mente: permitir ao aviador brasileiro Alberto Santos Dumont contar as horas durante o vôo, melhorando assim seu desempenho durante as corridas.
Na década de 1930, a empresa suíça Breitling fabricava cronógrafos a bordo para aviões da Royal Air Force para que os pilotos pudessem determinar sua velocidade, distância percorrida e consumo de combustível. Na década de 1940, eles decidiram colocar seu cronógrafo em um relógio de pulso – criando o Breitling Chronomat , bem como o molde para futuros relógios de aviador.
Características: ao contrário de outros estilos de relógio masculino, este modelo não tem um estilo definido; as características dos relógios comercializados como “relógios aviador” podem variar amplamente. Dito isso, a seguir estão os recursos mais comuns a este tipo de relógio:
Tamanho: médio a grande.
Visor: Projetado para facilitar a leitura, mesmo em uma cabine escura, os relógios piloto apresentam um mostrador grande com números claros e legíveis e ponteiros luminosos. Para tornar a leitura da hora ainda mais fácil, o mostrador geralmente é preto com numeração branca.
Pulseira: Frequentemente, embora nem sempre, feita de couro. Mais longa do que a média, pois foi originalmente projetada para caber no punho da jaqueta de vôo do piloto.
Complicações: Data e às vezes um cronógrafo.
Quando usar: o tamanho e a aparência mais casual dos relógios aviador fazem deles uma boa opção para roupas mais casuais, mas não para roupa formal ou de negócios.
Racing/Driving Watch (Corrida)
Tag Hauer Carrera
História: corridas de carros e relógios de pulso estão interligados desde a década de 1930. Isso porque a direção de carros de corrida depende de cronometragem precisa para medir o resultado da corrida. A Rolex foi uma das primeiras empresas a capitalizar essa necessidade de relógios precisos equipando os principais pilotos com seu famoso relógio Oyster na década de 1930.
Mas foi a TAG Heuer que criou o padrão para relógios de corrida, adicionando um cronógrafo e um taquímetro – as duas características definidoras de um relógio de corrida. Os primeiros cronógrafos TAG Heuer foram feitos nas décadas de 1930 e 1940 para pilotos da Luftwaffe, mas nas décadas de 1950 e 1960, os pilotos de corrida os usavam para medir sua velocidade e distância.
Características:
Tamanho: médio a grande.
Visor: Mostrador grande (para dar espaço ao cronógrafo), com numerais árabes claros. Muitas vezes inclui cores brilhantes e contrastantes.
Caixa: normalmente é feita de aço inoxidável.
Pulseira: Couro ou metal.
Complicações: cronógrafo e às vezes a data.
Quando usar: relógios de corrida tendem a ser mais chamativos do que relógios de mergulho ou de aviador. Por causa de seu visual ousado, eles são mais adequados para uso casual do que formal.
O tamanho adequado
Um dos fatores a serem considerados ao escolher um relógio é a proporção do relógio em relação ao pulso e à mão. Se for muito grande para o seu pulso, vai se destacar e parecer extravagante; muito pequeno e parecerá que você está usando um relógio feminino.
A melhor maneira de descobrir se um relógio é proporcional ao seu pulso e mão é experimentá-lo e observá-lo.
Outro ponto é a proporção em relação ao corpo Homens grandes com relógios muito pequenos ou homens baixos com relógios muito grandes, vão causar uma impressão de que algo não está certo.
Claro, relógios são peças de referência. Portanto, se você quiser ir com o relógio gigante ao estilo rapper, vá em frente! Basta se atentar se sua comunicação com o externo está fazendo jus a sua persona.
——
Fernanda Fernandes
Estilista e Fashion Product Designer. Atua no desenvolvimento de produtos há mais de 12 anos com especialização em joalheria. Presta consultoria em desenvolvimento de marca, captação da essência, identidade sensorial e retail experience, passando por empresas como Harley Davidson, Leroy Merlin e Sebrae entre outras.